terça-feira, 3 de maio de 2011

Osama Bin Laden - TV - Internet


No domingo ao receber a notícia liguei a TV e meu computador quando me deparei com essa imagem na tela anunciando a morte de Osama Bin Laden. Não acreditei! A mesma imagem que eu havia recebido de colegas ativistas do Oriente Médio há dias e pedi para não divulgar por ser fake, como , hoje, poderia ser a imagem da morte de Osama?

Imediatamente por email comuniquei os colegas no Oriente Médio sobre o que acontecia no Brasil com aquela antiga imagem, associada ao caso da morte de Osama horas atrás. Pedi para que ficassem imparciais ao caso e apenas fizessem buscas na rede mundial para saber se já havia registro questionando a imagem publicada na Globo News. Nos primeiros minutos de 02/02/2011 nada constou, mas na segunda busca a identificação da grosseira montagem aconteceu, não pela mídia, mas por um internauta no twitter: às 01:05am/02/05 2011.

Ao amanhecer, a terceira busca e o segundo registro por um colunista do IG às 03:23am. Com isso, minha certeza em que as emissoras de televisão no Brasil começariam o dia confirmando a fraude na imagem de Osama, errei, amanheceu e a mídia nada afirmava. Reforcei twitando às 07:02am que se a imagem fosse real a morte não poderia ter ocorrido recentemente e sim... muito antes. Chegando ao SITE da Record a oticia as 07:55am mas como "s-u-p-o-s-t-a foto" e não afirmando ser fake. Quase duas horas após ter twitado - às 08:40 - enviei através do Facebook minha AFIRMAÇÃO a GloboNews e ao Consolado dos EUA. A notícia correu feito pólvora na internet. Ainda pela manhã, por volta das 10:00am a mesma Record - TV confirmava ser fake. (Mas a TV Record não mencionou que a publicação da mesma teria sido feita pela Globo News.)

Fica a pergunta: como foi possível o uso da imagem por uma emissora de televisão do quilate da Globo News? A noite foi visível o constrangimento de Bonner no jornal nacional, que focou a matéria nas torres gemeas em 2001 - ficando bem longe de 2011 e a atual fakeNews

Beto Fontes